Quais são as vantagens do planejamento e gerenciamento de obras?

Divisão | Gerenciamento de Obras e Projetos


Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, seja qual for o ramo de atuação de uma empresa, uma boa organização e também uma gestão eficiente são essenciais para o sucesso de um empreendimento e para a consolidação de uma marca no mercado.

Hoje em dia todo grande empresário sabe que sem um bom planejamento é praticamente impossível obter um controle orçamentário, uma eficiente gestão de insumos, uma correta adequação com a legislação e, principalmente, uma satisfatória margem de lucro.

Porém, em alguns ramos de atividade como na construção civil, por exemplo, esta eficiência deve ser levada ainda mais a sério, pois é através dela que será possível alcançar um produto final com ótima qualidade e com bom preço de venda. 

Foi pensando nisso que, já há algum tempo, muitas companhias do setor passaram a firmar parcerias com empresas especializadas na gestão de obras. Desse modo, todo o trabalho de planejamento estratégico e executivo de construção, manutenção e reforma passa a ser elaborado por equipes capacitadas para atuar, nas mais diferentes etapas dos mais diversos tipos de projeto.

Benefícios de uma boa gestão 

A primeira grande vantagem de se fazer um bom planejamento de obras é possibilitar que todos os passos do projeto consigam caminhar de maneira orgânica e alinhada, com as metas estabelecidas pelos profissionais responsáveis e também pelo cliente.

Por meio da organização e do controle se torna muito mais fácil acompanhar o andamento dos trabalhos da equipe, além da prevenção de acidentes, gasto excessivo de matérias, atrasos, mudanças repentinas de estratégia, além de alguns outros fatores que podem atrapalhar no resultado final da obra.

A escolha dos melhores equipamentos para cada tipo de projeto, a contratação de equipes, a busca por novas soluções em tecnologias e materiais com o objetivo de minimizar os impactos causados no meio ambiente também é muito facilitada quando se pode contar com a expertise de uma empresa gerenciadora.  

Eficiência que gera economia

Qualquer pessoa que já realizou uma obra, mesmo que seja uma simples reforma, sabe que quanto mais tempo ela demora, mais recursos são desperdiçados o que resulta na elevação dos gastos, por isso, ter um grupo capacitado para fiscalizar todo o processo da construção, seguindo o cronograma e monitorando a eficiência na execução de cada etapa do processo, torna qualquer obra mais produtiva e certamente muito mais barata. 

Além disso, uma boa empresa de gestão também atuará lado a lado com a equipe de execução na busca por soluções, propondo novas ideias, analisando possíveis pontos fracos e buscando alternativas eficazes e condizentes, com os recursos disponíveis no orçamento para contornar eventuais imprevistos que possam surgir ao longo da obra.  

Por fim, são por estes e por tantos outros motivos que o planejamento é, sem dúvidas, a parte mais importante para qualquer projeto de sucesso. Mas isso requer conhecimento técnico e experiência de mercado. Afinal, muito melhor do que construir o melhor e o mais bonito empreendimento do mundo é poder fazer isso no menor prazo e pelo melhor preço.