O que é um condomínio logístico?

Vantagens de um condomínio industrial e logístico


Um espaço fechado, com segurança e infraestrutura de serviços compartilhados, em um único local. Essa infraestrutura abrange serviços de segurança, manutenção e demais necessidades de um condomínio logístico, com custos repartidos entre os inquilinos. O condomínio pode contemplar, além de portaria, segurança e serviços de limpeza e jardinagem, amplo estacionamento, refeitório/ restaurante, vestiários, salas de treinamento, que por si só já representam uma sensível redução nos custos, que vão até as chamadas visibilidades comerciais que flexibilizam as operações e suas expansões.

A sustentabilidade dos condomínios administrados pela Retha também vem se tornando uma vantagem percebida em muitos. O reúso de águas pluviais, estações de tratamento de esgoto, estações de tratamento de água, iluminação em LED e medidas contra desperdícios atraem muitas empresas.

Segurança

Se tratando de galpões, a grande prioridade será sempre a segurança. Tanto de mercadorias, quanto de equipe de trabalho e equipamentos. Faça medições e conte sempre com ajuda de um especialista para calcular e planejar a melhor estrutura para o seu negócio.

Localização

É muito importante que o galpão esteja situado em um ponto estratégico para facilitar e diminuir custos com a logística.

Manutenção do Imóvel

Para os inquilinos existem diversas vantagens em se instalarem dentro de um condomínio logístico, tais como:

- rateio de custos com manutenção, limpeza e jardinagem das áreas comuns;
- rateio dos custos com segurança e portaria (controle de acesso);
- utilização das áreas de apoio como restaurante, cafeteria, salas de reunião, sala de treinamento, ambulatório entre outros;
- localização e visibilidade, o condomínio torna-se referência na região;
- administração profissional;
- flexibilidade de expansão da operação sem mudança de endereço;

Recursos Externos

Assim como o espaço interno deve ser analisado com muita atenção, a estrutura externa deve ser levada em consideração, e muitas vezes é fator crucial. Analise se há espaço e estrutura suficiente para tráfego de caminhões grandes e veículos menores, além de carga e descarga de produtos.

Diferenciais

A maioria dos imóveis industriais modernos já possuem espaços reservados para escritórios, refeitórios, salas comerciais, auditório e etc. Estes não são recursos obrigatórios para todos os tipos de empresas, mas são um grande diferencial que pode fazer com que sua empresa consiga reduzir custos na preparação do ambiente.