O que é COWORKING?

Escritórios para empresas


Mostrando a evolução do mercado de trabalho em meio a crise, muitas pessoas começaram a “ se virar” para ganhar seu próprio dinheiro, saindo de empresas  fixas para virarem  autônomas ou freelancers  . A partir daí surgiram duas grandes oportunidades que vêm crescendo e ajudando muitos profissionais, o Coworking.

O Coworking veio com tudo para o Brasil fazendo diferença no mercado imobiliário e no mercado de trabalho, suprindo a necessidade de vários profissionais autônomos que buscam  algo diferente do home Office e  que atendam seus desejos.
 
No Brasil esse segmento vive sua terceira fase, com a chegada de novas empresas  no país , se adequando a diferentes profissões e profissionais  , apresentando ideias inovadoras e evoluindo cada vez mais. As pioneiras estão se reposicionando e buscando novas formas de atender a demanda que está aumentando e se diferenciando , além de lidar com a concorrência. 

A estrutura dos escritórios variam muito , assim como o preço, depende da região, e do  espaço desejado, eles variam de  acordo com  a necessidade de cada profissional. Hoje um chefe de cozinha, pode alugar uma cozinha industrial  completa por um único dia, tendo todos os equipamentos que ele necessita.

As características dos coworkings são:

- Mensalidade de R$ 619,00;
- Escritório já mobiliado com cadeiras, mesas, bebedouros, internet Wi Fi e todas as despesas inclusas (IPTU, Água , Luz, Internet, condomínio e limpeza);
- Salas de Reunião;
- Estacionamento grátis ou valor fechado de acordo com  o condomínio e rateado;

- Cozinha Completa;
- Ar condicionado;
- Público Alvo: Agência de comunicação, Profissionais de TI , Arquitetos, Freelancer, Advogados, entre outros...
-  Sala de aula ( Opcional);
- Área Externa, fumódromo (Opcional);
 - Espaço para eventos;

- Alguns liberam o estacionamento para um  visitante também, ou seja, quem quiser  levar algum cliente,  o estacionamento fica aberto para ele.
 
A questão das impressoras, é um assunto muito questionado na hora de procurar o ambiente perfeito, muitas pessoas questionam sobre as impressoras e scanners, se é pago para usar, se é livre porém é necessário que cada um leve sua folha, entre outras dúvidas. A verdade é que varia de Coworking, algumas cobram o valor de 0,50 centavos por folha. Outras já incluem o item na mensalidade, porém colocando um limite de impressão. Tem as que negociam  os valores , outras  não oferecem  a impressora nem a scaner, mas possuem um espaço para que cada um leve a sua. Da mesma maneira acontece com o telefone, varia muito, mas todas possuem alguma alternativa para atender da melhor maneira seu público.

Nas salas de reuniões,  é fornecido  água e café, recepcionista para receber e encaminhar os clientes, tv e capacidade para cerca de 6 pessoas e o valor é pago por dia de acordo com o serviço contratado. São Paulo lançou recentemente um Cowrking com uma cozinha Industrial, localizado na região de Pinheiros. Além da cozinha, tem o espaço aberto ao público para  as pessoas apresentarem e  venderem seus pratos.  Também em São Paulo, existe o Lab, espaço para amantes da moda que deseja compartilhar ideias e negócios sustentáveis , em um ambiente moderno e descontraído. Inaugurado em março de 2017,  possui uma agenda repleta de eventos,  cursos e workshop,   é conhecido e aprovado  por pessoas da área. O Brasil abriu espaço para essa nova tendência  e hoje apresenta diversos ambientes com designs diferentes e futuristas que atrai diversos públicos de diferentes áreas, em São Paulo,  Curitiba, Rio de Janeiro,  Tocantins, Rondonia, Sergipe, Santa Catariana, Paraíba , Pernambuco etc.