Como escolher: Galpão de rua x em condomínio fechado?

Divisão | Comercial


Para se manter competitivamente ativo é preciso não apenas investir em logística, mas saber dominá-la e aplicá-la em todas as áreas e etapas da sua indústria. Armazenar os seus produtos de forma segura e inteligente, com uma transportação efetiva e pontual, são apenas alguns dos itens que compõem esse desafio. 

É comum que muitas indústrias considerem construir o galpão em seu próprio terreno ou em um local próximo. Entretanto, essa opção é dispendiosa e não apenas financeiramente. 

Diversas vezes a localização da indústria não é favorável para a deslocação e a segurança pode ser comprometida. Esses pontos refletem diretamente na economia da empresa. 

Optar pelo aluguel de um galpão é economicamente mais viável. Você precisa arcar apenas com o custo do aluguel e documentações para conseguir um imóvel com boa localização e estrutura, enquanto, para construir, precisaria investir em todo o processo de profissionais, materiais, terreno e manutenção.

Fatores a se considerar no momento da escolha:

Localização e segurança

A construção de condomínios logísticos, também conhecidos como condomínios de galpões ou condomínios de armazéns, tem sofrido um boom nos últimos quinze anos. 

Assim, suas instalações são mais modernas e bem equipadas que aquelas instaladas nas ruas e vias mais próximas dos centros urbanos. Por suas grandes dimensões, encontram-se em áreas industriais, perto de aeroportos ou ferrovias. Por isso, distante das cidades urbanas.

É preciso levar em conta o seu modelo de comércio na escolha da localização e o modelo do seu armazém. É uma questão de logística e isso influenciará o sucesso do seu negócio.

Assim como em condomínios fechados residenciais, a segurança é um quesito essencial para os condomínios logísticos. Mais do que simples guaritas, equipes e equipamentos especializados de última geração estão incluídos no pacote que você aluga. Ou seja, estão incluídos no valor do aluguel, pois seus custos são divididos pelos inquilinos.

Em galpões de rua, todo o custo de segurança é independente, assim como a escolha e administração. É algo a se refletir.

Estacionamento

Condomínios estão preparados para receber a demanda de veículos, tanto em questão de locomoção quanto de estacionamento. Cada galpão possui a sua própria área ou garagem coberta, de acordo com a unidade escolhida.

Galpões de rua também possuem estacionamento, entretanto, o trânsito pode dificultar na questão do deslocamento de cargas. Considere sua frota e cronograma antes de decidir. 

Instalações

Boa iluminação, altura suficiente e piso de qualidade são o mínimo em qualquer modelo.

Entretanto, procure também por banheiros, salas de reuniões e refeitórios. Esses são encontrados na maioria dos galpões de rua.

Os condomínios oferecem, também, salas de descanso e convívio, possibilidade para cross-docking e expansão, dentre outras opções.

Conclusão

Considere os detalhes e características da sua indústria e produto ou serviço. Assim, você poderá escolher o modelo mais apropriado. Caso não se adapte, sempre estará livre para experimentar a outra opção ao terminar o contrato.