5 benefícios da manutenção preventiva de imóveis

Divisão | Administração de Condomínios


A manutenção preventiva de um imóvel é tão importante quanto para um carro, mas mesmo assim é muitas vezes negligenciada. Um imóvel também é afetado pela ação do tempo e se deteriora naturalmente.

Mesmo imóveis bem projetados e feitos com os melhores materiais têm uma vida útil, sem falar na possibilidade de erros humanos e acidentes. Por isso, investir na manutenção preventiva dos imóveis é uma ação necessária e que traz muitas vantagens para o proprietário ou para a empresa que ocupa a edificação. Abaixo você conhece 5 benefícios de fazer a manutenção preventiva de imóveis:

1. Economia

Quem acha que fazer a manutenção preventiva é um gasto está equivocado. Na verdade, a manutenção preventiva de um imóvel acaba sendo um investimento porque evita grandes gastos. Para começar, ela funciona como uma despesa programada; você sabe com que regularidade vai precisa fazê-la. Além disso, evita grandes danos no prédio, desde a parte estrutural até a parte elétrica, por exemplo. Isso faz com que a médio e longo prazo ela seja muito mais vantajosa do ponto de vista financeiro, porque o investimento em manter o imóvel em bom estado é muito menor do que os gastos para reparar danos.

2. Redução de riscos

Em qualquer imóvel a segurança deve ser prioridade, principalmente quando há um grande fluxo de pessoas ou funcionários trabalhando. Realizar a manutenção preventiva de um imóvel é reduzir significativamente o risco de um acidente acontecer. Quem não faz a manutenção preventiva conta com a sorte e coloca em risco a saúde e a segurança das pessoas.

3. Menos dor de cabeça

A prevenção evita a ocorrência de grandes problemas com o imóvel, ou seja, evita que você tenha maiores dores de cabeça. Se você parar para pensar, a manutenção preventiva é realizada rapidamente, de forma planejada, e isso significa ter controle sobre a situação. Já no caso de reparos causados pela falta de prevenção você se torna refém da situação, precisa lidar com obras e operários no imóvel, muitas vezes atrapalhando a rotina do lugar e o andamento do trabalho. Em uma loja, por exemplo, isso pode significar ter que permanecer com as portas fechadas por dias e sentir os efeitos no bolso.

4. Valorização

Um imóvel bem cuidado é também um imóvel valorizado. A manutenção preventiva evita que o prédio perca valor de mercado, aumentando seus ativos e facilitando caso você precise deixar o lugar no futuro. Por outro lado, reparos por fazer, instalações antigas e falta de cuidado resultam em uma edificação desvalorizada.

5. Evitar prejuízos

Ter que fazer uma obra ou grandes reparos em instalações pesa no bolso. Isso sem falar nos casos em que a negligencia na manutenção predial afeta a segurança e a vida das pessoas, o que pode resultar em multas e até indenizações. Investir na manutenção preventiva do seu imóvel é muito mais barato do que lidar com as consequências de contar com a sorte.


Gostou deste artigo? Então venha saber mais sobre o mercado imobiliário lendo outros artigos do nosso site!